É difícil dizer quanto tempo dura a depressão pós-parto. Alguns casos duram uma semana, em outros podem durar meses ou até anos. A depressão pós-parto pode ter cuidados medicamentosos seguros. Já que, durante a gestação, alguns medicamentos não interferem na formação da criança.
Depois que o bebê nasce, o efeito sedativo de alguns medicamentos pode passar pelo leite e o perigo existe. Por isso, alguns esquemas são discutidos com a mulher. Uma das sugestões é desprezar o leite colhido algumas horas depois de tomada a medicação, aquele em que os componentes da droga estão mais concentrados, e oferecer o leite colhido mais tarde.
Isso diminui a exposição da criança ao antidepressivo e permite utilizá-lo durante o aleitamento. A depressão pós-parto pode ser também tratada com psicoterapia. O tratamento pode começar desde o momento em que se suspeita a presença do transtorno.
É importante estimular a mãe para que ela expresse tudo o que sente e, tentar ajudá-la para que veja seus problemas através de uma atitude positiva, compreensiva, tolerante e não com reprovações ou culpas. Devemos ajudar à mãe que passa por esse transtorno e lhe ensinar a enfrentá-lo. Primeiro, o apoio e a tranquilidade, logo a consciência e depois a recuperação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário